segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Poesia concretista, o corno, os eucaliptos e Monica Bellucci

19 de Setembro 2016

Provavelmente, até, pós-concretista, ou, talvez, concretista-eucaliptó-belluciana.
Uma corrente estética marcada por traços vincados de palavras traçadas a negro num contexto oxidado e com curvas pronunciadas.

Há exactamente 3 anos, a 19 de Setembro de 2013, pedalava penosamente por uma das encostas da serra do Açôr, para os lados da barragem de Sta. Luzia, num caminho pedregoso e íngreme, um ermo, ninguém km em redor quando, num pinheiro do caminho, surgiu - devo confessar que caso tivesse encontrado a Monica Bellucci por ali a andar de bicicleta a supresa não teria sido maior - esta "instalação".




Há um balanço, uma mensagem clara e criativa, uma lógica demolidora....
O contraste de cores é inesperado. E, depois, há uma certa ironia na mensagem; é que a tristeza pelos eucaliptos não inibiu o autor de pregar uma placa de metal com vários pregos num pinheiro, árvore que, como bem se percebe, não entra no poema.



                 "O corno que me
                                         arrancou os
              eucaliptos tem os
                             cornos grandes
                                         se não tivesse os
                             cornos grandes não
                tocava nos
       eucaliptos"





Num ermo destes o autor esperava seguramente que o "corno" voltasse ao local do crime. Aliás, o autor sabe, seguramente, quem é o "corno". É que a probabilidade de alguém estranho passar por ali (além do corno que arrancou os eucaliptos só um tolo de bicicleta que cá de baixo pensou: este caminho deve ir ter lá acima e tal e apanho logo a estrada ... ) é próxima de zero. Por isso, é uma provocação ao "corno", esperando que ele se desmascare. O "corno" é um conhecido e a ira do "corno" pode desmascará-lo. Um "corno" irado é como um javali ferido.


Em todo o caso, ainda bem que não apareceu a Monica Bellucci; é que não teria escrito este post nem teria tido o prazer da leitura concretista naquele local ao Sol.


(fotografia de: celebritiesonbikes.com)






2 comentários:

  1. eheheh decoração ambiental? Quando a Monica, parece que vem viver para Portugal, é até provável que já ande por aí, não a estou a ver é a pegar na bike serra do Açor acima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que vinha viver para Portugal. Vou estar mais atento às ciclistas com sotaque italiano :)

      Eliminar