terça-feira, 2 de maio de 2017

Live horizons at the stone chair

1 de Maio, 2017


Do caminho parece um monte de pedras ordinário. À primeira vista porque olhando em redor é o único monte de pedras que há por ali.
Encostei lá a bike e pus-me à sombra, na mata. Abri o farnel: água da fonte do Candal, um pão de leite com marmelada e uma banana. Um banquete.



Este é o Sul da serra da Lousã visto do planalto aos 900 m de altitude (em panorâmica). As chuvas da véspera tinham limpo o ar. Tinham também aguçado os odores. Um dia soalheiro com um fiozinho de frio.


Cheguei-me às pedras. Ao Sol deveriam estar quentes e queria encostar-me para sentir o calorzinho (a brisa arrefecera-me o suor nas costas).


E foi então que, procurando um bom sítio para me sentar ou deitar, do outro lado dei com o cadeirão (no assento tenho o cantil e a banana)




Aproveitando um patamar para servir de assento, alguém tinha colocado umas pedras para alisar o assento e outras para servir de apoio aos antebraços.
Todo virado para o Sol.
O cadeirão de pedra.


Que local extraordinário. Sentei-me colado à pedra e fiquei por ali virado para Sul. A pedra estava quente e um calor muito bom chegava-me às entranhas pelas costas. A brisa estava suave, ouviam-se uns chilreios e uns zumbidos trazidos pela brisa suave. De resto, silêncio.

Assim:
(bati os tacões para se perceber o silêncio)


Deixei tudo com estava. Hei-de voltar. Pode ser que um dia encontre o cadeirão ocupado !




4 comentários:

  1. Venho aqui bater os tacões para acabar com o (meu) silencio.

    (Quando é que me convidas para pedalar na Lousã?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando bem longe da serra por estas bandas
      https://drive.google.com/file/d/0Bw1VftPX6jQNTmVwMF9ZQi1yMDg/view?usp=sharing
      bem que me pareceu ter ouvido um bater de tacões.

      É só apanhares o comboio comigo para Norte e, depois, arrancar com as bikes.

      Eliminar
    2. Estás aqui ao lado!!! Quase...
      Vou fazer o percurso de 40 km BTT Tábua a 11 de junho.
      Queres ir?

      Eliminar
    3. Tábua é por aqui, na Beira. Ultimamente não tenho ido a muitas maratonas/passeios. Tenho feito os chamados Epic GPS (passeios com orientação por GPS) e, nesta altura do ano, tenho ido ao Alvalade-Porto Covo (um excelente motivo para ir até ao Alentejo e provar uns queijos e beber uns tintos). Este ano não posso. Vou ver se consigo ir a Tábua.

      Eliminar