sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Serra do Açôr - barragem de Sta. Luzia

26 Dezembro de 2015
(Serra do Açôr - barragem Sta. Luzia)

Nas minhas pedaladas pelas serranias páro com frequência para tirar fotografias. No último post, ali em baixo, "postei" as últimas que tirei com o Nokia E5, a máquina de guerra  que me acompanhou nos últimos 5 anos. Cheguei a enterrá-lo na terra até meio, apenas com a objectiva de fora, para tirar fotografias e registar a memória das pedaladas.
Hoje, foram as primeiras pedaladas com o iPhone. Estou feito com isto! O iPhone é uma florzinha de estufa; tirar as luvas, abrir o estojo (pois, pois, vai numa caminha confortável e macia no bolso da camisola), ligar, ter cuidado para não sujar ou, pior, cair e outros mil cuidados.

Barragem de Sta. Luzia. Uma albufeira aos 700 m de altitude com o picoto da Cebola a encimar o horizonte (BTT para poetas como já uma vez aqui atestei categorica e pragmaticamente) e o planalto da Estrela a limitar o horizonte para Este.

O plano: bem, serão as primeiras pedaladas com o iPhone no bolso e vamos lá então apanhar o caminho que desenha o perímetro da barragem, tirar umas fotografias e voltar a tempo do almoço. Um plano altamente sofisticado, como se vê.

O caminho apanhei-o logo depois do Vidual de Cima. Há que ir dar a volta ao "barroco", umas das ribeiras que corre para a barragem, passar o que resta de umas hortas outrora cultivadas 


 e passar para o lado de lá, para o caminho de xisto com os "penedos" da barragem em pano de fundo




O caminho traça o perímetro da barragem mas com acessos frequentes à zona da albufeira. Num dos primeiros, encostei a bike a uns arbustos e vamos lá tirar partido do iPhone e tirar uma panorâmica


e, agora,  CLOSER


Estava feita a primeira volta com o iPhone. Tempo de planear o percurso de regresso.
O tempo estará tempestuoso amanhã. O "Meteoblue" não costuma falhar. Não será boa ideia subir para as cumeadas aos 1000 m e andar lá por cima, como ontem. Por isso, voltarei aqui, à barragem.






2 comentários:

  1. Olá João,

    Bela estreia com a florzinha de estufa.
    E estes gabirus já conseguiram (don't know how) pôr-me a comentar como Maria.
    (Bye-bye Anónima!)
    Agora querem um perfil...
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Ah e parece que já não preciso provar que não sou um robot ;)))
    Maria

    ResponderEliminar